Polícia investiga envenenamento de árvores em bairro de Três Lagoas (MS)
07/12/2025
(Foto: Reprodução) Crime ambiental
Cinco árvores foram envenenadas na última semana na Rua do Jardim Alvorada, em Três Lagoas (MS). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Militar Ambiental (PMA) foram acionadas após moradores perceberem que as árvores do local estavam com folhas amareladas e furos no tronco.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, os danos foram identificados em cinco árvores, com dois a três furos em cada uma. “Foram cinco árvores. Foram encontrados furos nessas cinco árvores. Alguns com dezoito centímetros de profundidade. Três apresentavam uma substância roxa saindo dos buracos e já estão com as folhas amareladas", detalhou o biólogo André de Figueiredo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
A PMA informou que a substância foi introduzida nos furos para matar as árvores. A multa administrativa para esse tipo de dano é de R$ 400 por árvore.
“Foi constatado que algumas árvores foram perfuradas e dentro delas foi introduzido um produto líquido, considerado veneno para matar plantas. Com informações de testemunhas, a PMA identificou o possível autor", disse o tenente da PMA Lauro Santa'Anna.
Polícia investiga envenenamento de árvores
O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que recolheu amostras da substância para análise. O suspeito pode responder por dano ambiental, cuja pena varia de três meses a um ano de detenção. “Danificar planta de arborização de lugares públicos configura crime ambiental, onde ele poderá ser responsabilizado", pontuou o tenente.
Enquanto a investigação segue, equipes da Secretaria de Meio Ambiente tentam salvar as árvores. “As árvores já começam a apresentar os primeiros efeitos. Algumas folhas estão ficando amarelas, provavelmente por efeito do veneno", comentou o representante da secretaria.
Árvores demoram para nascer
A secretaria afirma que, caso a perda seja confirmada, o plantio de novas árvores será necessário. O tempo estimado para que uma muda atinja o porte atual é de 10 a 15 anos.
Moradores que passam diariamente pelo local afirmam que a sombra proporcionada pelas árvores faz falta. “Tem essa questão das árvores que a pessoa contaminou. Não sei se vão conseguir salvar, tem uma que já está bem amarelada. A gente sente, porque tira uma sombra que ajuda moradores e crianças que saem da escola", compartilhou o autônomo Antônio Ramos.
Árvores foram envenenadas em Três Lagoas (MS).
Geysel Rodrigues/TV Morena
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: